17 janeiro 2009

Consciência, bem estar e autorealização

Diz o senso comum que a "culpa" é sempre do vizinho. Achamos que o motivo que nos leva a sofrer é sempre externo e justificamos nossas atitudes no outro – aconteceu isso, ele falou aquilo...sem nos darmos conta de que a interpretação de tudo o que acontece ocorre dentro da própria mente.
A mente é uma janela para observamos o mundo. Quando as vidraças estão turvas e bloqueiam a clara percepção, sobram erros de avaliação, dúvida excessiva, ansiedade, medo, angústia, frustração, raiva e até idéias obsessivas. Acabamos presos num ambiente interno conflituoso. Podemos sentir dificuldade de manter o autocontrole, e lidar com as pessoas se torna um desafio.
O corpo sente na pele as conseqüências desta avalanche de sensações – a respiração fica mais curta, acelerada. A musculatura se contrai e uma inquietação toma conta de tudo. Passado o momento, as emoções vão cedendo e acabamos retornando ao nosso estado "normal". Mas parte da tensão sempre fica, e ainda temos que arcar com as conseqüências de nossas ações.
O ambiente profissional nas grandes empresas traz dificuldades ainda maiores no lidar com as situações do dia-a-dia. Desgastes nas relações podem levar a pessoa ao isolamento ou a manter uma máscara fake e desconfortável para buscar aceitação. O condicionamento social a impede de reajir com naturalidade diante de ameaças ou obstáculos. Somado à complexidade das atividades e à pressão por desempenho, tende a alterar constantemente o clima interno - e externo. Quando este contexto é permanente se instala facilmente o stress, que em níveis mais profundos afeta todo o potencial do indivíduo, seu sistema imunológico, vida afetiva e, a longo prazo, pode comprometer a própria vida.
Mas o que fazer? Lamentar e passar a vida criticando os eventos e o comportamento dos outros, depositando grandes expectativas em algo que está fora de nós, só leva à impotência e nada contribui para melhorar o bem estar e a capacidade de nos relacionarmos com clareza e sucesso.
As mudanças em direção a um maior contentamento começam com o auto-desenvolvimento, um processo de (re)tomada de consciência que deve ser relevante para cada um. Com disciplina pessoal é possível adestrar cada aspecto de nosso Ser, começando pela parte mais densa – o corpo -, seguindo pela harmonização da respiração, chegando enfim a clarear a mente. Cada parte de nosso todo afeta uma à outra. Um estado emocional, por exemplo, corresponde a determinado padrão respiratório. Então, podemos acalmar a raiva respirando lenta e profundamente pelas narinas; ganhar mais “jogo de cintura” tornando o corpo firme e flexível; ampliar a visão cultivando a contemplação atenta dos próprios pensamentos, discernindo o que é realidade do que é ilusão.
Praticar uma nova percepção, ampliando a capacidade de escutar o real significado das expressões do outro, nos leva a outro patamar de compreensão, a escolhas mais conscientes, a fazer o melhor uso de nossa própria energia. Esta direção, rumo a um estado de integridade, com presença de espírito e segurança para lidar com equilíbrio nas diversas situações, começa pela decisão de cada um. Todos são dotados de infinita sabedoria interna, criatividade e capacidade de reflexão que podem ser revelados para transformar sua realidade.
É preciso ter disposição - um verdadeiro protagonismo individual -, para remover os obstáculos à clara percepção, que são a causa básica das perturbações. O grande prêmio a ser usufruído é a auto-realização – sensação constante de integração, liberdade, paz e felicidade.


4 comentários:

  1. Excelente, Clarissa.

    Adorei o texto. Muito bem escrito, profundo, claro e consciente. Aliás, devo te confessar que ele veio bem a calhar para o meu atual momento... Trabalho num banco e, devido a uma boa dose de pressão interna, tranquei minha Faculdade de Filosofia para 'refletir' sobre uma possível mudança de curso mais 'rentável' para a instituição...

    Esse caminho da auto-realização deveras não é nada fácil. Estou num período de grande indecisão nesse sentido, pois que, como vc bem diz no teu perfil, o conflito de valores é algo quase que intolerável... No entanto, é de lá que provem o meu sustento, algo com o qual eu não tenho me conformado. Tenho só mais uma semana para decidir sobre a Facul', se continuo ou mudo de uma vez por todas...

    Bom, de todo modo, independentemente de minha escolha, meus sinceros Parabens pelo teu Blog e essa jóia de texto que nos serve de inspiração.

    Fraternalmente, L. Janz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Janz! Obrigada pelo feedback :)) Se me permite um pitaco, a coisa que realmente vale a pena nesta vida, e q a alma de cada um busca consciente ou inconscientemente, é a auto-realização. E lutar contra ela é lutar contra si mesmo; o preço, a longo prazo, é caro. Só temos esta vida, afinal, pelo menos enquanto Clarissa e janz. O caminho não é facil e quase nunca dá p/ combatibilizar 100% trabalho e valores pessoais. E há de se garantir o nosso sustento, todo mundo passa por isso. Mas em se tratando da sua formação de base, acho que cada um deve estudar e se formar naquilo que gosta e que acredita, pois os empregos vem e vão, mas a formação é a base no nosso conhecimento e até mesmo do nosso carater. E prosseguir a sua formação atual, se vc gosta mesmo disso, não deveria ser incompativel com o seu trabaho, pois dá para complementar c/ cursos tecnicos e de formação especifica para a função que exerce no momento. Além do mais, o mundo de hoje precisa de mais filosofia e menos de técnica, dada a complexidade dos problemas. O novo presidente de um dos maiores bancos privados do país é formado em filosofia. Se vc realmente deseja terminar o seu curso, e estiver sendo prossionado pelo banco a largar, quem sabe c/ um pouco mais de "politica" vc consegue legar as duas coisas até que possa fazer opções de carreira mais arrojadas.....
    Valeu, e vamos trocar + idéias!

    ResponderExcluir
  3. oi Cla. bacana a idéia.
    gostei dos posts e dos arquivos associados.
    embora tenha ficado feia, na nova ortografia agora o certo é... autoRRealização, é mole?
    bj
    Lu:z

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,Clarissa por este blog ele realmente nos toca profundamente, trazendo uma mensagem para o despertar, da nossa real natureza Divina, muito obrigado por este belíssimo trabalho, quero também convida-la a visitar também o nosso blog. http://www.felicidadeandliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir