Por Artur Berberian Filho
" Percebo que muitas pessoas utilizam a Cooperação e a Colaboração em seus trabalhos e me chama a atenção o fato destas duas palavras serem utilizadas para o mesmo fim. Trago hoje uma reflexão e um maior esclarecimento sobre a Cooperação e a Colaboração e a relação entre elas.
Um ambiente Colaborativo é aquele que proporciona ferramentas, processos ou espaços físicos que favorecem à interação, por exemplo: uma área de trabalho onde não há divisórias entre as mesas dos funcionários, uma ferramenta de rede social que permite contato com demais pessoas que compartilham de uma mesma percepção ou um plano de metas que distribui os resultados igualmente entre todos. São ações que uma organização pode adotar e que trazem um efeito geralmente muito positivo.
Já a Cooperação está ligada à relação entre as pessoas. São as atitudes entre as pessoas que mostram a cooperação, como por exemplo: ouvir o outro, respeitar, acolher, compartilhar idéias e decisões. São comportamentos que, uma vez apresentados e aceitos pelas pessoas, tornan-se um hábito comum e flui de forma natural sendo nutrido por elas.
Isso não quer dizer que devemos escolher entre Colaboração ou Cooperação, nada disso. Apenas precisamos estar cientes que ambas são complementares. Porém a Cooperação é mais profunda e extrapola os limites da organização levando a Cooperação para outras pessoas nas ruas, casas e famílias.
Pense comigo: imagine que em uma organização com um ambiente somente colaborativo, com espaços compartilhados de trabalho e metas coletivas, mas sem nenhum trabalho direto com as pessoas, sejam retiradas estas ferramentas colaborativas. As pessoas continuariam a se relacionar como antes?
Por isso fiz questão de apresentar o meu ponto de vista em relação à Colaboração e à Cooperação. Apesar de complementares não são a mesma coisa.
Entendeu o espírito da coisa? "
Artur Berberian Filho - www.jogosespiritodacoisa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário